Boyd Tinsley, © Mike Kandel

Boyd Tinsley

  • Boyd Calvin Tinsley
  • Violino, vocais de apoio
  • Integrante da DMB

Data de Nascimento

16/05/1964

Local de Nascimento

Charlottesville, VA, Estados Unidos

Pai

George Franklin Tinsley

Mãe

Helen Carter Tinsley

Esposa

Emily Tinsley

Filhos

Abagail (1996) e Noah (1999)

Biografia

Boyd Calvin Tinsley, o violinista da Dave Matthews Band, filho de George Franklin e Helen Carter Tinsley, nasceu dia 16/05/1964 em Charlottesville, estado da Virginia nos Estados Unidos. Um dos três filhos do casal, ele cresceu na mesma vizinhança de LeRoi Moore e Carter Beauford. Ele começou a tocar música na sexta série na Walker Middle School em Charlottesville. Quando Boyd se inscreveu na aula de música, sua intenção era aprender a tocar o violão, porém, percebeu que havia se inscrito para aulas da orquestra de cordas. Ele tentou aprender a tocar o violino e logo se apaixonou pelo instrumento. Apesar de ter começado tarde na música, ele acredita que teve bons professores e progrediu rapidamente, sem contar na influência de seu pai como diretor do coral da igreja e das músicas estilo Motown que não paravam de tocar no aparelho de som da família.

Na Charlottesville High School, Boyd Tinsley tocava música clássica e, por algum tempo, pensou seriamente em se tornar um violinista clássico. Boyd foi co-fundador da Charlottesville-Albemarle Youth Orchestra (da qual o baixista Stefan Lessard seria membro, anos depois). Quando ele começou a receber algum reconhecimento pelo seu talento, ele se sentiu persuadido por seu tutor, Isador Saslav, o mestre de concertos da Baltimore Symphony Orchestra a cursar a Performing Arts School em Baltimore, estado de Maryland e assim aprimorar seus talentos. Um pouco assustado por perceber o quanto teria que se dedicar, ele decidiu não freqüentar a escola em Baltimore e deixou o violino de lado por um ano.

Em 1982 Boyd se matriculou na University of Virginia e entrou para a irmandade Sigma Nu. Lá ele voltou a ter contato com a música quando ele e alguns de seus colegas da irmandade freqüentavam vários festivais de música que duravam a noite toda. Foi aí que ele teve a idéia de uma banda de rock com um violinista como o músico principal, sendo influenciado por Stephan Grappelli, Jean-Luc Ponty e Papa John Creach, músicos que tocavam nos estilos de jazz, rock e blues. Demorou um pouco para que ele aprendesse a improvisar ao invés de ler música na partitura, mas após alguns anos ele pegou o jeito da coisa.

Ele se formou na University of Virginia com um diploma em história e em 1987 Boyd formou uma dupla chamada Down Boy Down com o guitarrista Harry Faulkner. Finalmente o baixista Brian Wagoner entrou na dupla e formaram a Boyd Tinsley Band. Depois Andrew Weaver entrou na banda como o baterista.

Boyd Tinsley impressionou Dave Matthews pela primeira vez quando o violinista estava tocando sozinho numa festa da fraternidade. Apesar da apresentação solo, os efeitos que ele usava junto com o violino deixaram Dave espantado. Em 1991 Dave convidou Boyd para tocar com o restante de sua banda na gravação de uma fita demo na canção Tripping Billies. No ano seguinte, Boyd tocava com a Dave Matthews Band, a Boyd Tinsley Band e Down Boy Down. Mas a partir da metade de 1992, Boyd Tinsley era um integrante permanente da Dave Matthews Band.

Boyd também é modelo e já trabalhou em propagandas da JanSport, em um show para Cynthia Rowley e modelou para Tommy Hillfiger e Gucci.

Em 2003 Boyd lançou seu primeiro disco solo (sem o pessoal da banda, exceto o Dave que faz os backing-vocals na faixa título). Entitulado True Reflections, o disco conta com a presença de músicos notáveis, entre eles: Doyle Bramhall II, The Dirty Dozen Brass Band, Lisa Germano, Corey Harris, Dave Matthews, e Toshi Reagon.


Última atualização em

Ainda não há comentários nesta página. Clique aqui para começar a discussão.