Carter Beauford, por Aaron Farrington

Carter Beauford

  • Carter Anthony Beauford
  • Bateria, percussão, vocais de apoio
  • Integrante da DMB

Data de Nascimento

11/02/1957

Local de Nascimento

Charlottesville, VA, Estados Unidos

Pai

Roland E. Beauford

Mãe

Anne E. Beauford

Irmãos

Calbert Lamont Beauford e Sharon Beauford Burton

Esposa

Karen Janel Aulick

Local do Casamento

Clark, NV

Filhos

Breana Symone (primeiro casamento), Nadja Angelique Beauford (2001-10-05) e Marcus Carrington Beauford (2004-12)

Biografia

Carter Anthony Beauford, filho de Roland e Anne Beauford, nasceu no dia 02/11/1957. Ele desenvolveu um interesse pela música quando ainda era bem novo, com seu pai tocando o trompete em uma banda de jazz, e escutando os álbuns de jazz do Sr. Roland que estavam constantemente tocando enquanto Carter crescia. Ele é um baterista ambidestro e autodidata que começou a tocar a bateria aos três anos de idade, quando seu pai levou o garotinho para ver um show do Buddy Rich, sendo que não havia conseguido uma babá para tomar conta do pequeno Carter. De acordo com Carter, Buddy Rich "pois o glacê no bolo pra mim em relação ao que eu queria fazer e que caminho seguir. Acredite se quiser, eu sabia que era o que eu queria fazer desde então". Ele fez seu primeiro show aos nove anos de idade, tocando em um grupo de jazz local com músicos entre vinte e trinta anos de idade, liderados por Big Nick Nicholas (colega de John Coltrane). Carter ficou nesse grupo durante seus anos na high school.

Enquanto freqüentava o Shenandoah Conservatory em Winchester, estado da Virginia nos Estados Unidos, Carter Beauford fez amizade com Billy Drummond, um baterista de jazz de Nova Iorque. Ele aprendeu muito com Billy, mas, apesar de que suas habilidades e confiança estavam aumentando bastante, Carter decidiu estudar terapia ocupacional e se tornou professor ao invés de estudar música. Ele lecionou em várias escolas do ensino básico e médio no estado da Carolina do Norte por doze anos, e depois decidiu parar de lecionar para tocar música em tempo integral.

De 1984 a 1990, Carter tocou com uma banda chamada Secrets. Após o término da Secrets, ele foi para o estado da Califórnia para tentar conseguir uma vaga no Arsenio Hall Show, mas o fracasso fez com que Carter voltasse para a costa leste dos Estados Unidos, onde ele conseguiu um trabalho no show de jazz BET do pianista Ramsey Lewis, chamado “Bet on Jazz”. Ele permaneceu nesse emprego por quatro anos e saiu por volta da mesma época em que começou a tocar com a Dave Matthews Band.

Carter foi a primeira pessoa a quem Dave Matthews pediu ajuda para que ele pudesse fazer sua gravação. Carter e os outros se tornariam a Dave Matthews Band com o passar do tempo. Além de tocar com a Dave Matthews Band, Carter também tocava em um trio de jazz com LeRoi Moore e Jeff Decker, porém, logo ele se tornou integrante permanente da banda de Dave Matthews.

Carter Beauford é considerado por muitos, um dos melhores bateristas do mundo.

Carter é casado com Karen Beauford, com quem teve os filhos Nadja Angelique e Marcus Carrington. Também é pai de Breanna Simone Beauford, de outro casamento.

Com informações de um texto de Jim Powell.


Última atualização em

Ainda não há comentários nesta página. Clique aqui para começar a discussão.