Dave Matthews, por Sterling Munksgard Photography

Dave Matthews

  • David John Matthews
  • Vocais, violão, guitarra
  • Integrante da DMB

Data de Nascimento

01/09/1967

Local de Nascimento

Joanesburgo, Africa do Sul

Pai

John Wauchope Matthews

Mãe

Valerie Matthews

Irmãos

Anne, Jane e Peter

Esposa

Jennifer Ashley Harper

Data do Casamento

08/10/2000

Local do Casamento

Blenheim Vineyards, Charlottesville, VA

Filhos

Stella Busina e Grace Anne (2001, gêmeas) e August Oliver (2007)

Biografia

Dave Matthews foi o terceiro dos quatro filhos de John Matthews e Valerie Matthews nascido em um subúrbio ao norte de Johannesburg, África do Sul, no dia 9 de Janeiro de 1967. Os irmãos de Dave são Anne Matthews (morta em 1993), Jane Matthews (de The Song That Jane Likes) e Peter. Dave estava sempre se mudando durante toda sua vida, viveu em três países diferentes desde seu nascimento e isso fez com que ele desenvolvesse uma apreciação musical interessante e original assim como um sotaque bastante único. Alguns anos após seu nascimento, a família de Dave se mudou da África do Sul para Yorktown Heights, um subúrbio de Nova Iorque nos Estados Unidos, onde seu pai, John Matthews, trabalhou para a IBM até que Dave completou sete anos de idade, e então a família se mudou novamente para Cambridge, Inglaterra. Eles permaneceram lá apenas um ano e então se mudaram novamente para Yorktown Heights.

Dave havia tido aulas de piano quando ainda era criança, porém, quando ele completou nove anos, ele começou a freqüentar aulas de violão, mas como ele mesmo diz, era um aluno fraco. Apesar de não existirem músicos em sua família, havia sempre música tocando em sua casa, o que ajudou no desenvolvimento do gosto musical de Dave. Ele ouvia músicas do Led Zeppelin, Bob Dylan e Jethro Tull e música folk como James Taylor, Cat Stevens, Joan Baez e Buffy St. Marie. Mas ele pensa: “Eu acho que a pessoa que mais me inspirou quando eu era um adolescente foi Bob Marley”. Os pais de Dave também eram grandes fans dos Beatles, e o jovem Dave herdou esta apreciação pela banda britânica.

Em 1977, o pai de Dave, John Matthews, morreu devido à câncer no pulmão e então Dave e sua família voltaram para a África do Sul, para buscarem apoio do restante da família. No entanto, não demorou pra que eles voltassem para os Estados Unidos. Dave se mudou de volta para a América com 19 anos de idade para evitar o recrutamento logo após ter se formado na high school em Johannesburg. Ele conseguiu emprego na IBM, trabalhando no mesmo centro de pesquisas em que seu pai trabalhara um dia. Após um ano ele se mudou para Charlottesville, estado da Virginia para se juntar ao restante de sua família, que lá residia e onde seus pais moraram antes dele nascer. Ele começou a trabalhar no Miller's, um bar musical, como garçom. Foi no Miller's que ele conheceu Tim Reynolds, seu grande amigo. Nos anos seguintes, Dave entrou no grupo de Tim, chamado TR3, o que ajudou a fortalecer a amizade. Atualmente é possível encontrar os dois em turnê juntos, tocando como uma dupla musical acústica. Além disso, Tim participa de shows da Dave Matthews Band e em álbuns da banda.

Em 1990, Dave começou a escrever canções graças ao apoio de seu amigo Ross Hoffman, que era dono de um estúdio de gravação local. Depois Ross se tornou o empresário pessoal de Dave e o ajudou a procurar outros integrantes para uma banda para que gravassem uma fita demo. No final de 1990 Dave parou de trabalhar no Miller's e passou a se dedicar mais a escrever música. Foi mais ou menos nessa época que Dave convenceu Carter Beauford, LeRoi Moore e Stefan Lessard a gravarem algumas músicas (Boyd Tinsley entraria depois). Apesar do fato de que inicialmente eles não pretendiam começar uma nova banda, ao completarem a fita demo, eles decidiram continuar como uma banda tocando ao vivo. Dave Matthews Band tocou seu primeiro show em um dia frio e ventoso de 22/04/199122, como a banda que fecharia o festival Earth Day.

Dave tem aproximadamente 1,85 m de altura. Ele era apaixonado por Julia Grey, para quem escreveu as músicas I'll Back You Up, Halloween e talvez Grey Street. Dave pediu Julia em casamento três vezes, mas ela não aceitou e eles terminaram.

Atualmente Dave é casado com Ashley Harper, sua namorada de longa data, e desde 15/10/2001 é pai das gêmeas Grace Anne Matthews e Stella Busina Matthews. Em 2007 Dave e Ashley tiveram outro filho: August Oliver.

Em 2003 Dave lançou seu primeiro disco solo (ou pelo menos, sem o pessoal da banda). Entitulado Some Devil, o álbum conta com a presença de vários músicos de renome, entre eles: Trey Anastasio (da banda Phish), Tim Reynolds, o baixista Tony Hall (que já trabalhou com Bob Dylan, The Neville Brothers e Willie Nelson), o baterista Brady Blade Jr. (que já trabalhou com Emmylou Harris), além do próprio produtor, Stephen Harris, que participas de algumas músicas. A princípio o disco trouxe preocupações para os fãs de que um possível rompimento da banda estaria por vir, mas isso foi logo descartado.

2003 marcou a estréia de Dave no cinema. Dave Matthews tornou-se amigo de Adam Sandler, e trabalhou em alguns filmes com ele. Alguns dos filmes e seriados que Dave participou são:


Última atualização em

Ainda não há comentários nesta página. Clique aqui para começar a discussão.