LeRoi Moore

LeRoi Moore

  • LeRoi Holloway Moore
  • Saxofone, sopros
  • Ex-integrante da DMB

Data de Nascimento

09/07/1961

Local de Nascimento

Durham, NC, Estados Unidos

Data de Falecimento

19/08/2008

Local de Falecimento

Los Angeles, CA, Estados Unidos

Pai

Albert P. Moore

Mãe

Roxie Juanita Holloway

Irmãos

Rodney Moore e Jeffrey Moore

Biografia

LeRoi Moore é filho único, nascido em 07/09/1961 em Durham, estado da Carolina do Norte. Ele cresceu, no entanto, em Charlottesville, estado da Virginia, educado por seus pais Roxie e Albert Moore. Ele começou a gostar de música com pouca idade, influenciado por sua mãe que gostava de tocar músicas num pequeno e velho órgão na casa dos Moore.

LeRoi começou a tocar o saxofone alto na banda júnior de sua high school e não demorou muito para que ele começasse a tocar o sax tenor também. No ensino médio, ele continuou a tocar na banda da escola e até chegou a jogar futebol americano por um tempo. Após ter se graduado na escola, ele foi para a James Madison University e estudou saxofone tenor. Ele começou a escutar alguns dos grandes nomes, como Sonny Rollins e John Coltrane, e nessa época LeRoi também começou a tocar o sax soprano.

Durante os próximos dez anos, LeRoi tocou em Charlottesville e Richmond, estado da Virginia, freqüentemente em grupos que continham John D'earth e Dawn Thompson. Foi durante essas apresentações que Dave Matthews e LeRoi se encontraram pela primeira vez e se relacionaram. No inicio LeRoi não sabia que Dave era músico, mas sim achava que o futuro líder da banda era apenas um garçom. Mesmo assim, eles freqüentemente tinha profundas conversas sobre as crueldades do racismo e fanatismo. No entanto, quando Dave finalmente revelou seu talento musical a LeRoi, o saxofonista concordou em ajudar Dave a fazer a fita demo que o garçom queria tanto fazer.

LeRoi Moore quase sempre podia ser visto usando óculos escuros enquanto estava no palco para ajuda-lo a vencer o medo que tinha de estar ali. Mas ele usava a adrenalina do medo para tornar sua desvantagem em vantagem. Moore, que levava consigo mais de uma dezena de instrumentos em turnê, podia não aparecer muito enquanto ficava nas sombras no palco, porém, ele com certeza não era tímido com sua música e dava um toque melódico maravilhoso nas músicas da Dave Matthews Band.

Em 30/06/2008 LeRoi Moore sofreu um acidente ao usar um quadriciclo em sua fazenda nos arredores de Charlottesville, VA. Segundo o artigo sobre Moore na Wikipedia, ele estava verificando uma cerca quando seu veículo acertou um buraco coberto de grama, causando um capotamento e fazendo com que o quadriciclo caísse sobre ele. Ele teve diversas costelas quebradas e perfuração do pulmão. Foi hospitalizado por vários dias, tendo que retornar ao hospital em meados de Julho.

LeRoi faleceu em 19/08/2008 em Los Angeles, CA. A causa da morte foi determinada como sendo uma pneumonia.

LeRoi Moore ainda é um músico muito querido pelos fãs da banda e deixou enormes saudades. Para tentar suprir a falta dos metais, a banda convidou os músicos Rashawn Ross e Jeff Coffin para fazerem parte de uma nova etapa na Dave Matthews Band.

Com informações de um texto de Jim Powell, e da Wikipedia.


Última atualização em

Ainda não há comentários nesta página. Clique aqui para começar a discussão.